por Arlindo Silva – Piloto Aviador

Os planadores são aeronaves, normalmente mono-lugares ou bilugares e estão incluidas no grupo das aeronaves mais pesadas que o ar, com asas fixas (as outras aeronaves são, os balões e dirigíveis – mais leves que o ar, e os helicopteros e os autogiros – mais pesados que o ar, com asas rotativas).

O Homem, desde sempre perseguiu o sonho de voar, mas sem nunca o conseguir realizar, apesar das inúmeras tentativas, que não passavam de quedas, com nefastas consequências para os aventureiros.

Até que um dia, os irmãos Montgolfier em França, conseguiram efectuar o primeiro voo em balão tripulado, (mais leve que o ar) no longinquo ano de 1783, e o homem concretizou o seu sonho.

Só ente 1891 e 1856, depois de muitos anos a observar as aves, o engenheiro alemão Otto Lilienthal, construiu alguns aparelhos com os quais fêz minhares de voos, a partir duma elevação de terreno, conseguindo nalguns deles, voar/planar a uma distãncia de 350 metros.

E assim, efecturam-se os primeiros voos de aeronaves mais pesadas do que o ar, e finalmente estava lançada a semente para a aviação, tal como a conhecemos hoje.

O planador, aproveita somente as correntes de ar, sem emissões de ruído ou poluição, continua a ser o voo que mais se assemelha ao voo das aves.

Os planadores de hoje, modernos e altamente complexos na sua construção, conseguem percorrer mais de 1.000 kms, e manter-se mais de 10 horas no ar, sem aterrar. Hoje, o limite está na resistência/capacidade do piloto, e não no planador.

O planador tem que ser colocado no ar, normalmente entre 400 e 600 metros de altura, através de reboque por avião(o mais comum), havendo outras alternativas, mas que não são praticadas em Portugal.

Em Portugal o número de praticantes é muito reduzido, sendo que o número de pilotos com licenças válidas deve rondar os 60, enquanto a Alemanha e a França contam cada um com cerca de 40.000.

Qualquer pessoa se pode candidatar à obtenção de Licença de Piloto de Planadores, começando nos 16 anos, sem limite de idade, conquanto o Certificado Médico seja concedido.

Qualquer pessoa se pode candidatar à obtenção de Licença de Piloto de Planadores, começando nos 16 anos, sem limite de idade, conquanto o Certificado Médico seja concedido.

Em Portugal, infelizmente, existe apenas uma escola em Montemor-o-Novo no Alentejo, para a formação de pilotos de planador, onde os pilotos formados também podem voar em treino, nos seus próprios planadores, ou alugando os da própria escola, e é também possível fazer voos de divulgação, mais conhecido por baptismos de voo.

Em Mogadouro Trás-os-Montes, existe também um Centro de voo-à-vela, sómente para treino e baptismo de voo.

Arlindo Silva

  PUB  

3 Comentários

  1. Pena que a Covilhâ tenha perdido em 2011 o aeródromo municipal e, por consequência, todo um mundo de actividade aeronáutica.
    Forte impacto negativo para a população que deixou de poder receber centenas de visitantes.
    Esperemos que os novos responsáveis encontrem uma solução para reactivar a actividade aeronáutica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.