Última aterragem no aeródromo da Covilhã, antes da destruição pela autarquia Regresso duma viagem Cross-Country Sessão de fotografias. O fotógrafo estava posicionado na Serra da Estrela
Pose para a sessão de fotos na Serra da Estrela
Aspecto da placa de estacionamento com os planadores e os atrelados para transporte por estradaPlanador com motor auxiliar para a descolagem, que depois recolhe dentro da fuselagem Planador abandonado ao lado da pista pelo piloto, que correu para a casa de banho, depois duma task de 1.000 km e 8 horas de voo Planador bilugar com motor auxiliar para descolar Surfando as nuvens a 2.000 metros de altitude Painel de instrumentos, incluiu instrumentos de voo, de navegação e comunicações. À direita no canto superior encontra-se o altímetro indicando 1.700 metros de altitude Colegas e amigos espanhóis, ao final do dia e de missão cumprida ! Fuentemilanos em Espanha, considerado a Meca do vôo-à-vela na península ibérica
Uma parelha de planadores em viagem de cross-country
Estas nuvens estão para os pilotos de planador, como as bombas de gasolina estão para os condutores de automóveis …
Nuvens de formação vertical, que tem tanto de desafiador como de assustador
Foto tirada por um planador a voar mais alto
Planadores montados e prontos a levar para a pista de descolagem
Torre de Fuentemilanos com fundo de nuvens de formação vertical
Planadores aguardando as condições meteorológicas propíciasSurfando nuvem entre duas camadas Algures sobre Espanha Aproveitando os ventos laminares Incêndio a evitar, para não criar conflitos de separação de trafego com os aviões de combate Vista da janela do sofá, perdão do cockpit do planador
Alinhado e pronto a descolarAparente confusão quando 15 ou 20 planadores se preparam para voar
Fim de campanha. Desmontar planador e acondicionar no atrelado para regresso a casaAguaceiro de contorno obrigatório, para aqueles que querem regressar a casa Reboque de plandor por avião. Normalmente até uma altura entre 400 e 600 metros. Duração do reboque cerca de 6 a 8 minutos Descolagem do avião e do planador em reboque
Apesar de sermos um país de marinheiros, com grandes marinheiros e navegadores,temos também grandes marcos históricos no desenvolvimento da aviação, numa altura em que voar era ainda aventura, coragem, sangue, suor e lágrimas. Inciativas como esta, com o objectivo de divulgar o que se faz em Portugal no dominio da aviação de lazer, é uma verdadeira lança em África, mais que não seja, em homenagem aos nossos herois cujos nomes não caberiam neste comentário, destacando apenas Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Sarmento de Beires. Parabéns ao criador e administrador da Tribuna de Mões.
Nunca esqueceremos Duval Portugal, Jorge de Castilho e Brito Paes. Em breve publicaremos o essencial do seu serviço a Portugal, pioneiros das Asas de Portugal.
Fico impaciente para ler essa publicação.